domingo, 16 de novembro de 2014

O sonho de ser aprovado em medicina


Olá manolos!


Desde pequenas, muitas crianças, por vontade própria ou influenciadas pela visão dos pais, sonham em ser médicas, em salvar vidas, em cuidar da família. A medicina pode realmente ser apaixonante, mas o caminho a ser percorrido é longo e difícil, começando pelo vestibular, em que muitos estudantes levam anos  para conseguir aprovação.

É complicado ver seus colegas de turma do ensino médio se formando na graduação, trabalhando, ganhando dinheiro e independência,  enquanto você persiste em ser aprovado no vestibular para ingressar em um curso com 6 anos de duração e pelo menos 3 anos de residência, além de mestrado e doutorado para quem sonha em carreira acadêmica e pesquisa.

Vale lembrar dos gastos adicionais e duradouros dos quais seus pais terão durante um bom tempo, começando pela inscrição do vestibular que cobra uma taxa abusiva, muitas vezes sendo entre  7 a 10 vezes superior aos demais cursos na mesma instituição. Além disso, as mensalidades giram em torno de R$ 6.000,00. Não é fácil, eu sei, mas como diria meu professor: “Calma jovem, aluno de medicina tem adolescência prolongada”...kkkkkkk ;P

Muitas vezes, o vestibulando de medicina tem que tentar vários vestibulares durante o ano em diversos lugares do Brasil para conseguir aprovação em algum. Cada prova, no entanto, traz uma abordagem diferente, umas mais conteudistas, outras mais contextualizadas; Tem aquelas instituições que ainda selecionam as disciplinas que terão na avaliação, retirando do exame as que consideram menos importantes; outras incluem todas as disciplinas e atribuem pesos distintos a elas. Cabe a cada um perceber em qual tipo de prova tem maior facilidade e cair de cabeça nos estudos.

Deve-se avaliar se essa é mesmo a sua vocação, pois uma escolha profissional errada pode ser pior e trazer maiores prejuízos que um casamento mal sucedido. Se você fez uma outra graduação, como eu, e não está completamente realizado, retorne os estudos e insista no que você realmente quer.  Lembre-se que não tem idade para se fazer o que gosta; se fosse assim, ninguém transaria depois de velho...(kkkkkkk :P). E que o tempo passa rápido, isso é inevitável. Corra atrás do lucro, porque de prejuízo eu estou fora; vamos pensar positivo, criar metas e buscar o sucesso.

 

Entrevista do Tio Dan


1.    Desde quando você decidiu que queria ser médica? Você já possui alguma graduação e quanto tempo você se dedicou para ser aprovada em medicina?

Eu sempre quis ser médica desde criança, pois na verdade nem sabia a atuação dos outros profissionais de saúde na época e eu sempre quis curar, tratar e cuidar das pessoas. Quando fui crescendo tive contato com área da enfermagem, pois minha prima era enfermeira e comecei a gostar muito. Logo que terminei o ensino médio prestei vestibular para enfermagem e fui aprovada aos 16 anos. Comecei a cursar e me apaixonei pelo curso, apesar de que muitas vezes eu me perguntava se aquilo era realmente o que eu queria e de qual seria o real papel da enfermeira na equipe multidisciplinar. Consegui emprego 15 dias após a formatura em 2011 e comecei a trabalhar. No meu primeiro mês de trabalho eu percebi que a enfermagem não me satisfaria para a vida inteira e em 2012 trabalhava e fazia cursinho, mas o rendimento não era o mesmo. No ano seguinte meu marido foi transferido para Maceió e foi nesse momento que eu parei de trabalhar e me dediquei somente aos estudos até que em 2014 consegui a tão esperada aprovação.






Verena Palácio: Enfermeira/estudante de medicina








2.    Qual a instituição em que você foi aprovada? Ela atendeu as suas expectativas?

Fui aprovada no CESMAC. A instituição atendeu muito bem as minhas expectativas, com uma boa estrutura e um ótimo corpo doscente que nos trazem conteúdo teórico aliado a prática. Já no primeiro período vivenciamos algumas situações em que simulamos um atendimento ao paciente vítima de infarto ou até mesmo trauma aprendendo a lidar com diversas situações de risco do cotidiano.


3.    Você fez algum cursinho preparatório ou sistema de isoladas? Se fez, foi significativo para sua aprovação?

Fiz sim e foi imprescindível na minha aprovação. No total foram dois anos e meio onde aprendi a organizar horário de estudo e revisei todo assunto do ensino médio. Os professores me auxiliaram a criar ritmo de estudo, além de passar dicas e bizus que me ajudaram a lembrar vários conteúdos na hora da prova.

Gabriela Novaes: estudante de medicina


4.    Qual a disciplina que você apresentou maior e menor dificuldade?  Como você fez para estudar cada uma delas? Criou alguma estratégia?

As disciplinas que eu tinha mais dificuldade no vestibular eram física e matemática, e por isso mesmo a atenção era redobrada; eu fazia mais exercícios e tentava tirar o máximo de dúvidas possíveis em sala de aula. Já as disciplinas que eu apresentava menor dificuldade eram literatura, redação e química, mas mesmo gostando eu não deixava acumular matéria, estudava antecipado, fazia uma redação semanal e pedia correção do professor, além de praticar exercícios para fixação dos assuntos.


5.    O que você diria aos estudantes que ainda não conseguiram aprovação no vestibular de medicina?

Aos estudantes que não conseguiram aprovação ainda, é necessário ter fé e acreditar que sua hora vai chegar. É importante definir bem que o curso almejado é realmente medicina, pois o caminho é bem longo. As dificuldades existem, mas depois da aprovação, de sentir seu sonho sendo realizado, você percebe que tudo faz mais sentido e serviu de suporte pra você conseguir chegar mais alto: ao sucesso esperado. Desejo a todos paciência e força para continuar estudando.


                                  Anacácia Leite: estudante de medicina










Nenhum comentário:

Postar um comentário